Lilian Nakhle

"Faltam palavras para o que a gente sente...Sobra emoção no que a gente vive. Seja bem vindo ! ! !"

Textos


"Humildade para enfrentar as ondas"




São rápidos os momentos e muitas vezes não percebemos e deixamos de valorizar ensinamentos valiosos que aparecem em nosso caminho.
Era verão numa pequena aldeia de pescadores em Ubatuba, litoral norte de SP, o mar atrai os olhares e como num passe de mágica seu perfume contagia até aos mais desavisados.
Novamente me encontrava lá, naquele meu "porto de segurança" contemplando, dando trato aos pensamentos quando me dei conta de duas crianças sentadas na areia úmida.
Trabalhavam incansavelmente na construção de um imenso castelo modelando suas torres, passarelas, labirintos e passagens internas de maneira tão concentrada que nenhum sorvete ou brigadeiro fossem capaz de tirar as duas dali.
Depois de um bom tempo estavam finalizando a caprichosa construção e a alegria de mais uma conquista estava denunciada em seus sorrisos. Foi quando audaciosamente veio uma onda e destruiu tudo reduzindo a obra prima que abrigava tantos sonhos e feita com tal perseverança, em nada mais que um monte de areia e espuma.
Imaginei que a decepção, pânico, choro e desespero certamente invadiriam aqueles dois pequenos arquitetos que pacientemente e com imenso esforço dedicaram valiosos momentos de concentração e cuidado.
Mas o espanto e a surpresa deste adulto que mora em mim foi instantâneos ao me dar conta que ambos correriam às gargalhadas de mãos dadas brincando de pular as ondas. E voltaram com uma inacreditável euforia a sentar um pouco mais distante da água e mergulhados num mundo de paz, pacientemente recomeçaram a construção de um novo castelo. Este, seria para depositar novas esperanças, certezas, fantasias, sonhos e acima de tudo coragem daqueles pequenos guerreiros que me ensinaram a não desistir diante da impermanência e da transitoriedade da vida.
Ficou evidente que tudo em nossa vida, inclusive as coisas que exigem nosso tempo, esforço, paciência e dedicação para serem realizadas são “passageiras”. O vento e as ondas podem levar a qualquer instante e permanece apenas o RELACIONAMENTO que mantemos com todos os seres do Universo.
Cedo ou tarde, uma nova onda virá ao nosso encontro e terá o poder de apagar tudo o que conseguimos realizar materialmente...E quando este momento chegar somente àquele que tiver a coragem e humildade para segurar as mãos de um outro alguém, serão capazes de sorrir para a vida e re-começar.
LilianNakhle
Enviado por LilianNakhle em 22/03/2007
Alterado em 19/12/2007
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras